
Quem somos




Acreditamos que a arte tem o poder de unir, educar e empoderar, criando um futuro
mais justo e inclusivo para todos.
Juliana Maia

O Centro Cultural Juliana Maia é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2015, com o propósito de promover o desenvolvimento social e cultural de crianças e jovens. Localizado em Valença, no coração do Vale do Café, o Centro se dedica a oferecer oportunidades de aprendizado artístico e cultural, proporcionando às novas gerações o acesso à música, arte, literatura e esporte como ferramentas de transformação social.
Acreditamos que a arte tem o poder de unir, educar e empoderar, criando um futuro mais justo e inclusivo para todos.



Missão
Promover o desenvolvimento integral de crianças e jovens por meio da arte, contribuindo para a redução das desigualdades e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Visão
Queremos nos tornar uma referência no terceiro setor, reconhecida pela transparência, comprometimento e impacto social, inspirando a sociedade por meio de práticas inclusivas, igualitárias e transformadoras

Valores
Nossos valores e princípios fundamentais são pautados na redução da desigualdade social por meio da arte, promovendo a justiça social e valorizando o respeito à diversidade e à pluralidade cultural. Acreditamos na inclusão como base para transformar vidas e fortalecer comunidades.



Sonhamos com um mundo mais igualitário,
onde todas as crianças tenham o direito de sonhar, de acessar a cultura e a educação, e de crescer em um ambiente que valorize e respeite a diversidade.







Juliana Maia
Juliana Maia é natural de Conservatória, conhecida como a "Cidade da Serenata". Cantora, compositora, instrumentista e escritora, Juliana tem formação em Música pela UFRJ e pós-graduação em Música & Negócios pela PUC-RJ.
Após viver no Japão, onde atuou como educadora musical, Juliana fundou o Centro Cultural Juliana Maia em 2015, com o objetivo de oferecer acesso gratuito à música e à arte para crianças e jovens da região. Além disso, lançou o livro "Juju e a Locomotiva Encantada", que se expandiu para outras mídias, como curta-metragem e jogo eletrônico.


2015
O Centro Cultural Juliana Maia nasce com a realização de aulas de violão e canto, ministradas pela própria Juliana Maia, no Teatro Sonora, em Conservatória.
2023
Com a abertura da segunda unidade em Pedro Carlos/Linha, o Centro expande ainda mais seu impacto cultural na cidade de Valença e nas comunidades ao redor.

2020
O Centro se torna uma associação civil, consolidando sua sede em Conservatória e ampliando suas atividades para a comunidade Pedro Carlos/Linha.
Linha do tempo





ODS impactados

ODS 3
A arte e a música desempenham um papel fundamental no bem-estar emocional e psicológico, além de promoverem a saúde mental das crianças.

ODS 4
Oferecemos acesso à educação artística, promovendo o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças.

ODS 10
Facilitamos a inclusão de crianças e jovens de comunidades marginalizadas, garantindo acesso à arte e à cultura.

ODS 12
Educamos para a sustentabilidade, promovendo o consumo consciente e ações de preservação ambiental dentro da comunidade.
